Aqui em casa as comidas tem pontos. Não aqueles para emagrecer. Os pontos vão para a criança que experimenta coisas diferentes - que no caso das minhas criaturas pode ser até purê de batata. Não precisa gostar, só experimentar e engolir uma vez. Pode até cuspir a segunda vez e não querer mais. Facim, facim.
Mas faz tempo que não faço a tal tabela, porque né, não andam experimentado nadica de nada.
Pois hoje a Laura deu piti pra não comer o que tinha na janta: arroz com aletria (macarraozinho), frango assado com batatas, brócolis com aspargos refogados e salada de alface com tomate. Lembrando que ela só precisaria comer o arroz e o frango. Estava dispensada da batata e de todas as verduras e legumes, já que vegetais podem causar uma reação fatal e deixar minhas filhas estateladas na hora. Então, não forço, para evitar tragédias fatais na hora das refeições. Não compensa.
Mas hoje a Laura não quis nem o arroz e nem o frango. Pôs mil e um defeitos. Pois bem, coloquei aspargos, brócolis e batata no prato dela.
- Escolhe. Qualquer um que você comer tá bom.
Ela resmungou, mas eu não dei bola. Milagrosamente, ela pegou o brócolis e comeu mais ou menos um décimo de grama da parte das folhinhas. Em micro-mordidas com cara de nojinho. Acrescentados de 18g de sal , mandou ver (te digo que não compensa).
Depois de orgulhosamente detonar seus 80mg de folha de brócolis, eis que Laura sobe na escrivaninha do home office pra pegar papel e caneta.
Tá lá toda concentrada fazendo uma tabela com umas 28 colunas e linhas. Disse que era pra marcar pontos.
- Que pontos, Laura?
- Ué, mamãe. Os pontos que eu ganhei por comer o brócolis.
- Laura, vc não comeu o brocólis.
- Comi sim, mamãe. Experimentei. O que vale é experimentar.
Verdade. Regra é regra. Computou o ponto na linha dela.
- Laura. que q tanto de ponto é esse aqui na sua linha?
- Bebi leite sem chocolate, mãe.
- Ok, merecido.
E tá lá a lista da menina só crescendo em questão de minutos.
O que me fez pensar.
- Laura, acho que este ponto do brócolis não vale.
- Vale sim, mãe.
- Vale não, Laura. Vc sempre comeu brócolis. Não é uma coisa nova.
- Mamãe, agora não tem jeito. Escrevi de caneta.
E o ponto ficou lá, junto com os outras coisas que experimentou ano passado. Tipo pudim.
Lista de pontos mais fail da vida.
KKKKKKK suas filhas sao demais e voce mais ainda... voce e' corajosa em aguentar isso... eu não teria a paciência que vc tem não... aqui em casa come o que tem no prato ou passa fome... snacks aqui so fruta pk o resto e' para a escola e se comer aqui em casa não tera para levar para a escola... não comeu, nem iogurte pode KKKKKKK
ResponderExcluirKkkk...crianças, mas acredito que tudobvale a pena para que nossos filhos tenham uma alimentação saudável. ..Sou totalmente perseverante nessa área. ..o que está em jogo é a saúde deles. . Nunca desista.
ResponderExcluir